Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura

Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaEscritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Bancada, Fachada, CorrimãoEscritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, CadeiraEscritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Imagem 5 de 15Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Nop Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  2M Design, Climatização, Conceptual Móveis, LZ Corporativo, Minimal Design
  • Arquitetos Responsáveis: Livia Ornellas, Philippe Nunes
  • Equipe De Projeto: Saulo Morgado, Kêniza Zabka
  • Cliente: GOLD ENERGIA
  • Engenharia: Planta Baixa
  • Paisagismo: NOP Arquitetura
  • Colaboradores: Eric Ribeiro, Juliana Bauer, Tadeu Asevedo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Bancada, Fachada, Corrimão
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sede da GOLD ENERGIA, empresa comercializadora de energia que conta com um time jovem, em um prédio comercial recém-retrofitado. O projeto estimula a troca e a interação, valorizando espaços mais colaborativos e suprimindo a hierarquia espacial. A arquitetura reflete a afetividade que a empresa valoriza, já que ela é formada por um grupo de sócios amigos e próximos que não querem que o crescimento do negócio elimine o despojamento das relações pessoais. O bar/lounge foi criado para ser o coração pulsante da empresa, onde começam e terminam as reuniões, ora com um café, ora com uma cerveja gelada. Já as salas de reunião são multifuncionais, porém sem esquecer dos espaços privativos para assuntos mais restritos. Como muitos dos colaboradores não são da cidade de São Paulo, a empresa quis disponibilizar espaço de vestiário com lockers e cabideiros, além de banheiros com duchas.

Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Sofá, Janela, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Imagem 15 de 15
Axonométrica
Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O projeto foi concebido integralmente durante a pandemia. O contrato foi firmado em março e o projeto desenvolvido em abril, quando a pandemia ainda era muito recente. De imediato, foram propostos espaçamentos maiores entre estações e a maior abertura possível dos ambientes. Houve troca de revestimentos e acabamentos por opções de fácil higienização. O carpete perdeu um pouco do espaço para o piso vinílico, assim como papéis de parede inicialmente previstos para banheiros deram lugar a revestimentos cerâmicos. O escritório foi desenvolvido para 23 estações de trabalho, mas, em função da pandemia, hoje opera em sistema de rodízio, deixando o fluxo de usuários menor. Setorização da empresa: são dois eixos paralelos, interligados por áreas colaborativas e funcionais (lockers e copa). A face da fachada voltada para rua Amauri concentra toda a área social da empresa: recepção, lounge e salas de reunião. Na fachada sul ficam o open space, espaço de reuniões individuais e pool de impressão.

Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Uma preocupação foi manter nesta setorização o eixo principal, marcado pelo core do prédio livre de barreiras para proporcionar o máximo de iluminação natural no espaço. Recepção e o lounge de espera: a proposta aqui foi trazer para o “frio” espaço corporativo uma atmosfera agradável, com ares de casa, onde o colaborador e o visitante se sentissem à vontade, tanto para tratar de assuntos profissionais como para uma conversa informal. Seguindo este conceito, foram criados um lounge e um recepção, divididos por uma serralheria desenhada pela Nop Arquitetura, que funciona também como praça de distribuição entre as salas de reunião.

Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Imagem 5 de 15
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Dividido em estar e bar, o lounge tem mobiliário contemporâneo e design arredondado que “abraça” o usuário, tornando o ambiente ainda mais acolhedor. O paisagismo atrás do sofá interage com a copa das árvores da via, reforçando a integração com exterior e trazendo o verde para o ambiente – uma aposta no conceito de biofilia como forma de aumentar a sensação de bem estar na empresa. Já o bar, com baquetas informais, se tornou o novo point da empresa, do cafezinho no início do expediente ao vinho no final. Destaque para a marcenaria com tampo da pedra brasileira. Paleta de cores: no caso da Gold Energia, o próprio nome da empresa (gold) ajudou a definir a paleta de cores. O azul já era a cor da marca, desenvolvida pela Amanda Bernardo, da Abase Criativa, e foi a partir desses dois tons que se desmembraram os demais. O base neutra em tons sóbrios (beges, cinzas e amadeirados) entrou de suporte para sustentar o azul e o dourado que ficaram evidentes na arquitetura.

Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Vidro
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Amauri, 305 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01448-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Gold Energia / Nop Arquitetura" 04 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950768/escritorio-gold-energia-nop-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.